quinta-feira, 10 de maio de 2012

VEREADORES DA REGIÃO CRIAM ASSOCIAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIAPAIS

Vereador Neto Portugal de Brasil Novo foi eleito Presidente
Associação vai fortalecer as ações dos vereadores no processo de discussão da construção de Belo Monte. 
Aconteceu na quarta feira (09) o grande encontro dos vereadores da região. O evento teve como objetivo central, a criação da Associação das Câmaras Municipais Vereadores dos Municípios do entorno de Belo Monte. Cerca de cem vereadores que atuam no Pólo Transamazônica e Xingu, que vão de Placas a Pacajá e no Baixo Xingu, de Vitória do Xingu a Gurupá, ao todos, onze municípios.

O evento aconteceu no Centro de Convenções de Altamira. Além dos vereadores, estiveram presentes autoridades estaduais e federais.

Na ordem do dia, destaque para dois pontos importantes: a palestra ministrada pelo Sr. Rogério Rodrigues, Presidente da Associação Brasileira das Câmaras Municipais - ABRACAM e a criação da Associação regional. A palestra teve como tema o Cenário do Poder Legislativo nos Municípios Brasileiros, representação e ação no século XXI.

Para o Sr. Rogério, o importante é mostras aos vereadores os novos caminhos que existem hoje na legislação brasileira de fortalecimento das câmaras municipais, “o vereador é um legitimo representante do povo e isso vai aprimorar os seus conhecimentos e com isso desenvolver suas atividades com mais consciência, o vereador é a base da políticas brasileira”. Concluiu. 
Rogério Rodrigues, Presidente da Associação Brasileira
das Câmaras Municipais - ABRACAM
Todos os vereadores de Brasil Novo estiveram presentes. Para a Vereadora Fátima Rocha, Presidenta da Câmara Municipal de Brasil Novo, “a Associação vai unificar todos os vereadores da região”. A vereadora comentou ainda a nossa equipe sobre a importância da parceria com os meios de comunicação e destacou a presença da Popular FM de Brasil Novo, pelo empenho e a preocupação em informar a população.

Após o almoço, foi aprovado o Estatuto e a criação da Associação das Câmaras Municipais dos Vereadores da região culminando com a eleição e posse na primeira diretoria.

O Vereador Neto Portugal de Brasil Novo foi eleito o primeiro presidente que após a posse, destacou em seu discurso que a criação da Associação vai fortalecer as ações dos vereadores, que antes estavam excluídas no processo de discussão da construção de Belo Monte. “agora seremos reconhecidos institucionalmente através de uma organização regional, e vamos cobrar a nossa inclusão nas decisões no contesto regional e estadual, principalmente ser incluídos na discussão da construção do empreendimento Belo Monte”.
DIRETORIA EXECUTIVA:

Presidente – Ariston Filho Alves Portugal (Neto Portugal) Brasil Novo; Vice-Presidente – Francisco Armando Aragão (Dr. Armando) Altamira; 1º Secretário – Adelson Luiz Bayma da Silva (Bayma) Senador José Porfírio;

2º Secretário – Luzia Efigenio Dias Simpriciano (Lusia) Vitória do Xingu; 1º Tesoureiro – Gilmar Milanski (Gilmar) Uruará;2º Tesoureiro – Sebastião Leite Carvalho (Tião) Medicilândia; Relações Públicas – José Reinan Sales de Araújo (Baiano) Senador José Porfírio.

CONSELHO FISCAL:

1º- José Rubens Silva Campos – Placas
2º- Neiliene Sousa Oliveira – Anapú
3º- Alcemiro Ribeiro da Rocha – Pacajá
4º- Ivanildo de Lima Pontes – Porto de Moz
5º- João da Silva Torres - Gurupá

SUPLENTES:

Everton de Sousa Mendes – Senador José Porfírio
Weider Luiz de Carvalho Lobato – Porto de Moz
Manuel Lúcio Coimbra Palheta – Gurupá
José Caetano Silva de Oliveira – Vitória do Xingu

Por Arildo Mardegan do Estúdio Cidade Comunicação de Brasil Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário