quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROJETO DA EMATER AJUDA A REFLORESTAR PROPRIEDADES RURAIS EM ALTAMIRA

Trinta agricultores familiares assentados no projeto Itapuama, em Altamira, na BR-230, a Transamazônica, estão sendo orientados e capacitados a diversificarem a produção agrícola. Um trabalho desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), está implantado no assentamento a cacauicultura, consorciada com espécies florestais.

O projeto conta com o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) linha A, no valor de vinte mil reais por família. O sistema cumpre dois objetivos, o reflorestamento das propriedades, diminuindo o passivo ambiental, e a comercialização das sementes das essências florestais, aumentando a renda das famílias.
Cada agricultor recebe cerca de 70 plantas de variadas espécies de essência florestal como: Ipê, Acapu, Cedro, Mogno e a Seringa. Quanto ao cacau, mil mudas híbridas são disponibilizadas por pessoa. A intenção é que os novos plantios que começam a produção econômica a partir do quarto ano alcancem uma produtividade média de 1 quilo de amêndoa por planta. As mudas são todas comercializadas.

Segundo dados da Comissão da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o cacau da região, que é referência inclusive para exportação, é rico em teor de gordura, proteínas e consistência de polpa e está em um cenário bastante favorável. O quilo da amêndoa custa hoje, R$ 4,50. De acordo com Joabe Costa dos Santos, especialista em mecanização agrícola da Emater, o projeto socioeconômico tem mercado garantido, envolve mão de obra totalmente familiar independente de gênero e preserva o meio ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário