segunda-feira, 28 de maio de 2012

PRODUTORES DE BRASIL NOVO EXPÕEM CHOCOLATE EM PÓ AGROECOLÓGICO DA TRANSAMAZÔNICA NA AGRIFAL

A Feira da Agricultura Familiar da Amazônia legal (Agrifal), promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), realizada no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém terminou neste domingo (27) com bons resultados. Durante os três dias de evento, foram gerados R$ 85 mil em vendas de produtos e R$ 1,5 milhão em negócios para a categoria.

Uma novidade no evento foi o chocolate em pó agroecológico de Brasil Novo, na Transamazônica, que pode ser conhecido e comprado no estande da Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Urbanos da Comunidade Carlos Pena Filho (Aprucapef).

Produzido por um grupo de doze mulheres, o chocolate em pó vem de mais de 500 hectares plantados com cacau sem agrotóxicos. Não há conservantes e colorantes, nem adição de açúcar.

“Nosso plano também é estruturar o grupo de mulheres para que, em termos de organização social, formem um segmento da Aprucapef”, explica o chefe do escritório local da Emater em Brasil Novo, Almir Segundo Filho. O estande da Aprucapef, que representa 400 famílias, também negociou doce de chocolate (um brigadeiro alternativo) em pote com 250 gramas; polpa de cacau, e folhas desidratadas de cacau, para ornamentação.
“Hoje em dia, tendo a fruticultura como principal atividade (o maior destaque é o mamão Havaí), aproveitamos a totalidade do cacau: amêndoa, polpa, folha...”, diz o agricultor Francisco Gomes. “O objetivo é agregar valor cada vez mais”, completa João Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário