segunda-feira, 28 de maio de 2012

JUSTIÇA CONDENA FAZENDEIRO POR TRABALHO ESCRAVO EM MEDICILÂNDIA

A Justiça Federal no Pará publicou decisão em que condena o fazendeiro Válber Falquetto, dono da fazenda Tucandeira, de Medicilândia, por ter submetido trabalhadores a condições semelhantes às de escravos.

O fazendeiro foi condenado a pagar dois salários mínimos por mês para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Altamira e à prestação de serviços comunitários à Secretaria de Educação do município de Uruará durante dois anos.

O flagrante na Tucandeira foi realizado em 2006. Na fazenda estavam 13 trabalhadores em situação degradante. Segundo o MPF, havia submissão a jornada exaustiva, restrição da locomoção em razão de dívida contraída com o empregador, cerceamento do transporte, vigilância ostensiva e apoderamento de documentos ou objetos pessoais dos empregados. "Constatou-se que a todo custo o réu intentava manter em permanente trabalho nas fazendas os trabalhadores contratados, utilizando-se, para tanto, de expedientes nefastos tais como manifesto de grave ameaça e implementação do sistema de servidão por dívidas", denunciou o MPF.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário