quarta-feira, 9 de maio de 2012

NORTE ENERGIA ASSUME COMPROMISSO COM A SAÚDE DE ALTAMIRA

Nicias Ribeiro, secretário extraordinário de para Assuntos
de Energia e o secretário de Saúde, Helio Franco
 mediaram a reunião no gabinete da Sespa
A Norte Energia assumiu compromisso com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Municipal de Altamira para financiar, em caráter emergencial, obras de reforma e construção de unidades hospitalares no município, que está com o seu sistema de saúde sobrecarregado por conta das obras de construção da usina de Belo Monte.

Em reunião nesta terça-feira (8), no gabinete da Sespa, ficou definido que o consórcio ficará responsável pelas seguintes melhodias: reforma e adequação do Hospital Municipal São Rafael, que será preparado para se tornar uma Unidade de Referência Regional Materno-Infantil na Transamazônica, com 70 leitos; reforma, adequação e aquisição de equipamentos para a Unidade de Saúde do bairro Mutirão, com 50 leitos, para que possa atender aos pacientes durante obra no hospital municipal; e construção de uma nova unidade, na mesma área, com mais 50 leitos.
Os participantes do encontro discutiram o que seria melhor para população e possível de ser feito em curto espaço de tempo. Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, o resultado da reunião foi bastante positivo, especialmente porque houve participação democrática de todos os segmentos interessados, no entanto, “espero que os projetos não demorem muito para sair do papel e virar realidade em Altamira”, observou.

A assessora da Secretaria Municipal de Saúde de Altamira Gracinda Magalhães criticou o Ministério da Saúde, que, segundo ela, não está considerando a realidade de Altamira hoje. O secretário de Atenção à Saúde do ministério, Helvécio Magalhães, deve fazer uma visita em breve ao município. “O Brasil inteiro deve muito para nós, queremos cidadania plena, queremos um hospital novo”, enfatizou.

Para que os serviços de saúde funcionem adequadamente, também ficou decidido que a regulação do atendimento será feita pela Sespa, por meio do 10º Centro Regional de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Participaram da reunião, além de Helio Franco, o secretário extraordinário de Estado para Assuntos de Energia, Nicias Ribeiro, e o representante da Norte Energia, José Ladislau, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário