quarta-feira, 2 de maio de 2012

MADEIREIRAS QUE SERRAVAM CASTANHEIRAS-DO-PARÁ FORAM EMBARGADAS PELO IBAMA EM NOVO REPARTIMENTO

De acordo com o Ibama, três madeireiras que serravam ilegalmente Castanheiras-do-Pará foram embargadas em Novo Repartimento. Os fiscais flagraram as serras em atividade e apreenderam uma quantidade de madeira suficiente para encher 15 caminhões. Segundo as investigações, uma das madeireiras teve o maquinário apreendido porque operava sem licença ambiental.

A comercialização de madeira da Castanheira-do-Pará é proibida por lei, porque está na lista das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. “É uma árvore fundamental para a ecologia da floresta amazônica que ainda desempenha papel fundamental na subsistência das populações tradicionais de toda a região”, informou o analista ambiental Lucivaldo Serrão, que coordenou a ação.

O Instituto Ibama embargou 3 mil hectares de áreas florestais desmatadas ilegalmente nos municípios de Ulianópolis, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Pacajá, Novo Repartimento, Portel e Anapu, todos no sudeste do Pará. As multas aplicadas pelo órgão chegam a R$ 25 milhões. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (02).

A ação dos agentes federais faz parte da "Operação Soberania", que combate o desmatamento da floresta amazônica naquela região. Durante a operação foram apreendidos 4 tratores, 6 motosserras, um caminhão, 517m³ de madeira e 484m de carvão vegetal. Cinquenta fornos ilegais de produção de carvão foram destruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário