terça-feira, 15 de maio de 2012

DISPUTA MOVIMENTA OS BASTIDORES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARÁ


Airton Faleiro deverá disputar a campanha em Vitória do Xingu, município que se tornou estratégico na região do Xingu por causa da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Até o final de junho, todos os partidos realizarão suas convenções para definir seus candidatos que vão concorrer aos cargos de vereador e prefeito na eleição municipal deste ano. A mesa-diretora da Assembleia Legislativa (AL) vai definir o funcionamento das sessões no segundo semestre, provavelmente para apenas uma sessão semanal, a fim de que os deputados se envolvam nas campanhas. Vários parlamentares estaduais vão disputar prefeituras no Pará.

A maioria das bancadas na AL tem deputados pré-candidatos a prefeito. Somente na disputa para a prefeitura da capital, há três pré-candidatos na Casa: Edmilson Rodrigues (Psol), Alfredo Costa (PT) e Cássio Andrade (PSB). Os três maiores partidos com assento na AL paraense apresentam pré-candidatos. Na bancada do PMDB, composta por oito deputados, dois deles já estão certos da disputa. Francisco Melo, o Chicão, já foi apresentado na pré-convenção do partido em abril para a disputa em Ananindeua, segundo maior colégio eleitoral do Pará.

Outro pré-candidato peemedebista é o deputado Antônio Rocha, que disputará a prefeitura de Santarém. Rocha explica que ainda este mês o PMDB vai realizar sua pré-convenção em Santarém, apenas para referendar seu nome. “Santarém é um município estratégico para o Pará e para o PMDB. Além de Santarém, teremos candidatos próprios em Belterra e Mojuí dos Campos, que compõem a região metropolitana do oeste paraense”, explica Antônio Rocha.

No caso do PT, partido com sete membros na AL, também há dois pré-candidatos já definidos. Alfredo Costa foi escolhido pelos membros do partido, em eleição interna realizada em março, para a disputa eleitoral à prefeitura de Belém. O outro pré-candidato é o deputado Airton Faleiro, que deverá disputar a campanha em Vitória do Xingu, município que se tornou estratégico na região do Xingu por causa da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Na terceira maior bancada na AL, o PSDB, também há dois deputados pré-candidatos a prefeito. Alexandre Von vai disputar a prefeitura de Santarém e Manoel Pioneiro vai encarar a disputa em Ananindeua. Segundo Alexandre Von, desde 2011, o partido já apresentou sua pré-candidatura. “Santarém é um importante polo da região oeste, portanto, é um município estratégico para o PSDB”, ressalta Von.

Outros dois colegas de parlamento que se enfrentarão na campanha municipal são João Salame (PPS) e Tião Miranda (PTB). Na eleição de 2008, Miranda era prefeito de Marabá e apoiou a candidatura de Salame, que ficou em segundo lugar na disputa. Este ano, os dois tendem a se confrontar. “O momento político é o outro”, justifica João Salame, admitindo que Tião Miranda poderá ser seu principal adversário na disputa em Marabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário