quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

AGRICULTORES DA TRANSAMAZONICA/XINGU SERÃO BENEFICIADOS COM O CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) nos 11 municípios da área de abrangência do entorno da Hidrelétrica de Belo Monte se reúnem em Altamira, nesta quarta-feira, (01), para a primeira reunião de execução do projeto de Cadastro Ambiental Rural (CAR) em imóveis de agricultores familiares nos municípios da região da cidadania do Xingu.

O projeto será executado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com previsão de duração de um ano.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu, áreas de abrangência do projeto, existem 23.305 estabelecimentos rurais, sendo que destes, 19.643 são de propriedade de agricultores familiares, enquadrados conforme a Lei 11.326/2006, totalizando uma área aproximada de 1.280.325 hectares.

O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta fundamental para o controle e monitoramento ambiental do território paraense. Entretanto, a forma de inserção de informações é auto-declaratórias, ou seja, o proprietário precisa buscar os meios de prestar as informações da propriedade.

70 técnicos da Emater que estarão diretamente envolvidos no cadastramento serão capacitados na utilização de geotecnologias aplicadas na elaboração do Cadastro Ambiental Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário