quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROFESSORES AMEAÇAM PARAR SE ESTADO NÃO PAGAR PISO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) afirmou que existe a possibilidade do ano letivo de 2012 não começar em abril, conforme o previsto no calendário da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), caso o governo estadual não se comprometa a pagar o novo piso de R$ 1.451,00, anunciado pelo Ministério da Educação anteontem. O secretário de comunicação do Sintepp, Antônio Neto, disse que a decisão dessa paralisação foi tomada em assembleia, realizada na última semana no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), e deverá ser ratificada no XX Congresso Estadual do Sintepp, que se inicia amanhã e se estende até o dia 3, na sede social do Paysandu.

O secretário do sindicato disse ainda que o governo federal anunciou tardiamente o aumento de 22,22% do piso salarial. Segundo ele, a divulgação foi feita fora do prazo determinado pela lei, que seria em janeiro. Com isso, na avaliação do Sintepp, os governos estaduais e municipais não poderiam incluir em seus orçamentos a proposta de aumento aos professores. 'O artigo 5º da lei, que determina esse anúncio em janeiro, não foi cumprido', acrescentou.

Neto ressaltou ainda que esse valor ainda não contempla as condições de trabalho do professor da rede pública, junto com a jornada e a hora-atividade. O representante do sindicato avalia que o valor anunciado ainda está distante do que determina a Lei do Piso, que seria o pagamento de R$ 1.947,00.

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário