quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CASAL DO PARANÁ QUER CHEGAR AO PARÁ DE CARROÇA

Após quase 2 mil quilômetros carroça com retirantes chega a Mato Groso do Sul

Uma carroça, o cão Caçulinha e o cavalo magro são os únicos bens do casal de lavradores Onardeli Bordignon e Lucinéia Silva Lima que partiram em uma carroça de tração animal de Cascavel no Paraná, em direção à cidade de Trairão, no Pará.

Na terça-feira (07) eles chegaram a Chapadão do Sul no Mato Groso do Sul, após percorrerem cerca de 1.800 quilômetros, apesar da quilometragem eles estão apenas na metade do caminho, a parada no município foi aleatória, mas acabaram chamando a atenção pela obstinação e a coragem para chegarem ao destino.

O sonho de Onardeli e Lucinéia é a aquisição de um lote de terra para a construção da casa própria e o cultivo de hortaliças e raízes de subsistência, eles acreditam que não terão dificuldades na aprovação do cadastro no Incra (Instituto Nacional da Reforma Agrária),segundo Onardeli milhares de lotes no Pará estão à espera de agricultores com coragem e determinação para tocar adiante o projeto de reforma agrária.

Lucinéia está com o joelho inchado após um coice do cavalo e necessita de atendimento médico, o cansaço e o estresse deixaram o animal irritado, eles estão no meio de uma odisséia de quase 30 dias na estrada, sem um plano estabelecido de viagem curtem a natureza e apreciam a vista enquanto o tempo passa.

O incômodo calor de 35º não tirou o conforto da carroça, o banco é um estofamento de carro, no assoalho estão distribuídas ferramentas agrícolas (pás e enxadas), tambores com água, comida, louça e cobertas. Até mesmo o cão fica acomodado sob o banco durante o dia. Já à noite ele assume a importante missão de zelar pelo sono dos donos ou alertar sobre a aproximação de estranhos na “casa sobre rodas”.

2 comentários:

  1. Quem pena mesmo nessa história é o animal que terá que fazer toda essa caminhada a pé!
    Quanto aos "viajantes", acham mesmo que encontrarão terra no Pará?
    Pelo que se sabe,levarão é tiros de madereiros, fazendeiros e outros fdp!
    Pois, sabemos que no Pará reina a terra sem lei!
    Tô mentindo?

    ResponderExcluir
  2. QUERO DESEJAR A ESTE CASAL MUITA SORTE, POIS ACHO QUE PRESCISARÃO DE MUITA SORTE PARA CHEGAR E DEPOIS PARA CONSEGUIREM ESTA TÃO SONHADA TERRA, MAS SUAS DIFICULDADES CONTINUARÃO POIS LÁ NÃO E FACIL,CONHEÇO UMA PARTE DO PARA ATE NOVO PROGRESSO, MUITAS DOENÇAS ETC..QUE DEUS OS ABENÇOE!!!!!!!

    ResponderExcluir