quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PROJETO DA EMATER DESENVOLVE NOVA MODALIDADE DE PRODUÇÃO PECUÁRIA, EM BRASIL NOVO

O município de Brasil Novo, a 46 quilômetros de Altamira na Transamazônica, receberá o primeiro sistema de pastejo rotacionado da região. A unidade demonstrativa do protejo piloto está senda desenvolvida pela Emater, na propriedade do agricultor familiar Evandro Paixão, na vicinal 21, comunidade Serra do Cavalo. A média nacional produtiva na pecuária é de uma unidade animal por hectare, mas a proposta é criar seis animais por hectare.

O pastejo rotacionado é um sistema em que a pastagem é subdivida em três ou mais piquetes, que são pastejados em sequência por um ou mais lotes de animais. Difere do pasteio contínuo, em que os animais permanecem por meses na mesma pastagem, e do alternado, no qual a pastagem é dividida em dois piquetes, que são pastejados alternadamente.

Segundo o médico veterinário da Emater, Almir Uchôa, em Brasil Novo a realidade dos agricultores é ter grandes áreas para o desenvolvimento da pecuária com baixa produtividade. “A ideia é mostrar que a mesma atividade pode ser desenvolvida em menor área, usando tecnologias e ainda se adaptando ao novo Código Florestal Brasileiro”, diz.

Outro benefício é o aproveitamento do resíduo do curral. Graças a um sistema de captação, as fezes e a urina do gado serão armazenadas em piscinas construídas na propriedade e se transformarão em adubo nas áreas de pastejo, nas capineiras (que servem de alimento para o gado) e na plantação.

O trabalho da Emater, além do acompanhamento nutricional e sanitário do rebanho e melhoramento da genética, objetiva o aumento da produção e da produtividade na área, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável, respeitando a legislação ambiental nas Áreas de Preservação Permanente (APP), leitos de rios, igarapés e morros. “Os produtores precisam se adequar às novas exigências ambientais para poder comercializar a produção”, conclui Almir Uchôa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário