sábado, 4 de fevereiro de 2012

CHEIA DO XINGU DEIXA MAIS DE CEM FORA DE CASA EM ALTAMIRA

Mais de cem pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas em Altamira, por causa da cheia do Rio Xingu. A Defesa Civil do Município informou que outras famílias ainda serão remanejadas para abrigos a partir da segunda-feira (6). Os primeiros desalojados foram levados para o Parque de Exposições da cidade. Este ano, segundo avalia o órgão, o rio subiu mais do que nos últimos anos atingindo novas áreas, antes não afetadas.

A cheia do Rio Xingu afetou moradores de sete bairros da cidade (Aparecida, Boa Esperança, Independente 1 e 2, Olaria e Açaizal). 'São as áreas atingidas pela construção da hidrelétrica de Belo Monte', explica a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Socorro do Carmo.

Segundo ela, este ano, o Rio subiu muito acima da média dos anos anteriores, chegando a marca de 7.20 metros na manhã deste sábado (4). 'No ano passado, na mesma época, o rio não havia chegado nem no nível de alerta, que é de seis metros', afirma.

Com a cheia, novas áreas passaram a ficar alagadas este ano. 'Antes a água ficava embaixo, mas este ano está chegando nessas outras casas e tivemos que retirá-los também', contou a coordenadora da Defesa Civil.

A cheia é agravada com as chuvas que têm sido constantes no município. 'Todo dia tem chovido aqui. A cada dia a estimativa é que o rio suba entre dez e doze centímetros com as chuvas', avalia.

Para atender todos os desabrigados, a Defesa Civil recebe doações voluntárias de colchões, mosqueteiros, água, entre outros. O órgão também comunicou a Defesa Civil Estadual para que seja realizada uma campanha estadual para de doação de materiais para os desabrigados
O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário