domingo, 19 de fevereiro de 2012

ENCHENTE FORA DE ÉPOCA ASSUSTA MORADORES DE ALTAMIRA


Os moradores da área alagadiça de Altamira, acostumados com as enchentes do Xingu, neste ano estão assustados: 'A gente saía de casa em março, desta vez a água chegou mais cedo e está subindo muito', afirma a moradora Célia, que se mudou temporariamente para o Parque de Exposições da cidade. O Xingu já subiu mais de sete metros e já inundou as baixadas. De acordo com o movimento Xingu Vivo Para Sempre, a subida do rio e o alagamento antecipado é causado pelo barramento do Xingu, iniciado no início de janeiro, pouco abaixo da cidade de Altamira. 'A Norte Energia está construindo uma 'estrada' de 500 metros no leito do Xingu, desviando-o até o local onde pretende construir a principal casa de força de Belo Monte', denuncia a coordenação do movimento.

Na semana passada, a área alagadiça de Altamira, onde moram centenas de famílias, estava movimentada com a realocação das pessoas. Caminhões circulavam nos bairros e as famílias se mobilizavam, umas ajudando as outras, e com apoio da prefeitura local, quase 100 famílias se mudaram temporariamente para o Parque de Exposições. 'Nos outros anos colocaram aqui até mil famílias, e a situação ficou insuportável. Vamos precisar de mais abrigos', afirmou Edzângela, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e moradora do bairro. 'O tempo de morada no Parque pode durar até maio. Tudo depende do que vão fazer com as águas do Xingu', diz Edzângela.

Esta semana, a direção da empresa Norte Energia, responsável pela construção, operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, divulgou nota esclarecendo que a elevação do nível das águas à cota 97 e acima desta, verificada nos últimos dias, não tem qualquer relação com o início das obras no leito do rio. 'A região do Sítio Pimental é composta por três braços de rio, sendo que o mais profundo e de maior vazão, na margem direita, permanece intacto e é por ele que escoam as águas do Xingu', diz a assessoria da empresa frisando que o acesso construído em janeiro de 2012, na margem esquerda do Xingu, mede apenas 500 metros ou cerca de 7% da extensão total do barramento que só será construído quando houver garantia de escoamento da água excedente, por meio de um vertedouro.

'Esta estrutura será construída para liberar, na Volta Grande do Xingu, a água não utilizada para geração de energia. O vertedouro de Belo Monte terá capacidade de receber 62 mil metros cúbicos por segundo, o dobro da vazão máxima já registrada no Xingu, de 32 mil metros cúbicos por segundo, em mais de 30 anos de registros', garante a Norte Energia.

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário