sábado, 11 de fevereiro de 2012

SETE ANOS APÓS ASSASSINATO, DOROTHY STANG CONTINUA VIVA, SÍMBOLO DE LUTA E RESISTÊNCIA

"A morte da floresta é o fim da nossa vida". Dorothy Stang

Neste domingo (12) a morte da Irmã Dorothy Stang completará sete anos, para lembrar esta data, durante a manhã e a tarde acontecera atividades culturais e religiosas no Centro de Formação São Rafael, onde Irmã Dorothy desenvolvia um projeto de educação ambiental, local onde o corpo da missionária esta sepultado, além de lembrar as suas lutas, será um momento de reafirmar o compromisso do legado deixado por Dorothy em defesa do meio ambiente.

Túmulo da irmã Dorothy Stang, no Centro de Formação 
São Rafael, as margens do Rio Anapu
Pelo trabalho realizado junto aos trabalhadores rurais, Dorothy recebeu o título de cidadã paraense, em 2004, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado. Ainda no mesmo ano recebeu o premio "José Carlos Castro" da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará - pela luta em defesa dos direitos humanos, a religiosa participava ativamente, da Comissão Pastoral da Terra ( CPT ) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ).

Local onde irmã Dorothy Stang foi assassinada, dentro do PDS
(Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança,
a 50 km de Anapu
Em 2008 recebeu a título póstumo, o Prêmio de Direitos Humanos das Nações Unidas, por sua luta pelos direitos de comunidades da Amazônia e por justiça, na época O presidente da Assembléia-geral da ONU, Miguel d'Escoto Brockmann, disse que a vencedora representava um símbolo de persistência e valores na resistência às autoridades públicas e privadas responsáveis por violações aos direitos humanos.

Cruz colocada na sede do Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS)
onde Dorothy Stang morava
"Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar." Dorothy Stang

Nenhum comentário:

Postar um comentário